Skip to main content

Se você está aqui, provavelmente não conhece a Chapada Diamantina. Estamos certos? Se é esse o seu caso, leia o que preparamos: são cinco motivos que farão você querer sair de casa agora mesmo, em direção a esse local paradisíaco na Bahia!

Trekking mais bonito do Brasil

Na Chapada Diamantina está situado o Vale do Pati, que possui um dos trekkings mais bonitos do Brasil. Você pode fazer um roteiro rápido de 3 dias, mas recomendamos que reserve cinco dias para proporcionar a si mesmo uma experiência incrível, longe do celular e da agitação urbana.

O Vale do Pati é ideal para quem gosta do turismo de aventura, pois suas trilhas têm muitas cachoeiras, grandes caminhadas e paisagens de encher os olhos.

Fazenda das Frutas Vermelhas

Você gostaria de conhecer mais sobre a vida das abelhas, mas possui receio por conta da possibilidade de picadas? E se você pudesse ir a um lugar onde as abelhas não têm ferrão?

Na Chapada Diamantina, algumas espécies de abelhas possuem ferrão atrofiado. Sendo assim, você pode desfrutar de um passeio curioso e seguro, com degustação de mel e aquisição de produtos naturais. Tudo isso está na Fazenda das Frutas Vermelhas em Mucugê, em uma visita com custo bem acessível.

E é claro, na fazenda você também vai encontrar uma plantação de morangos, cerejas, amoras, entre outras frutas vermelhas. Novamente, há degustação e possibilidade de aquisição de produtos.

Turismo de experiência em Lençóis

Continuando nosso passeio imaginário pela Chapada Diamantina, agora vamos falar de Lençóis. Lá, você poderá fazer uma imersão na história da região, andando por ruas de pedra e fazendo city tours com os guias da cidade.

Em Lençóis você também encontrará bons locais para desfrutar de ótima gastronomia local, com muita diversão em restaurantes onde são tocadas músicas ao vivo.

Machu Pichu brasileira

Você já ouviu falar na Machu Pichu brasileira? Ela se chama Igatu, e adivinhe? Está na Chapada Diamantina, claro! Mas essa cidade não é conhecida apenas por essa denominação, já que também pode ser encontrada como a cidade das pedras.

Igatu é um museu do garimpo a céu aberto, pois a localidade, enquanto Vila do Igatu, recebeu muitos garimpeiros. Aproveite também para conhecer a Galeria de Arte e Memória, onde estão situadas atrações históricas como utensílios do garimpo, bem como exposições artísticas.

Cachaça Serra das Almas

Chegando ao fim do nosso tour virtual pela Chapada Diamantina, podemos tomar um trago na Cachaça Serra das Almas, na Fazenda Vaccaro, em Rio das Contas. Você aceita? Se não, deveria! Afinal, ela foi a primeira cachaça brasileira a receber certificação orgânica.

Essa certificação foi um selo Prata e Ouro, representando a bebida como a melhor do país, pela revista VIP. Se você ainda recusa a aguardente, vale a pena visitar o local para conhecer a história da bebida. Você sempre pode tomar um café.

Coloque a Chapada Diamantina no seu roteiro de férias

Se você não pode sair de casa agora em direção a essa região encantadora, sugerimos que programe as suas próximas férias para a Chapada Diamantina. Nós indicamos cinco motivos para você conhecer essa parte maravilhosa da Bahia, mas há muito mais, com opções para todos os gostos.

A Chapada Diamantina é prova de que nosso país possui regiões belíssimas, e de que você não precisa viajar para o Exterior para ter viagens incríveis, sem gastar uma fortuna para fazer turismo de experiência de qualidade.

Contudo, é altamente recomendável que você procure uma empresa de confiança para agendar a sua viagem, alguém que realmente conheça a região e que poderá fornecer pacotes com as melhores opções para que você tenha um roteiro inesquecível.