Skip to main content

A Chapada Diamantina está localizada no coração da Bahia, a 450 quilômetros de Salvador. É uma região repleta de natureza, cachoeiras e trilhas belíssimas, adepta para todos os tipos de pessoas, até mesmo as que não são acostumadas a exercícios físicos regulares. Para saber onde ir quando visitar a Chapada, conheça os cinco lugares mais bonitos.

Os municípios da Chapada Diamantina

Antes de começarmos nossa explanação sobre os top cinco lugares mais bonitos da Chapada Diamantina, gostaríamos de informar que ela possui 24 municípios, e dentre eles se destacam Lençóis, Palmeiras (Vale do Capão), Mucugê, Igatu, Andaraí, Iraquara e Ibicoara.

Você pode conhecer praticamente todos eles em um único passeio, se tiver tempo para uma hospedagem maior (faça um local de base, sempre indo e voltando no mesmo dia). Se não, você pode optar por fazer os passeios mais bonitos, que nós abordaremos a seguir.

É claro que a experiência é pessoal, você pode achar outros lugares mais belos do que os que nós vamos citar, mas estão entre os mais procurados pelos visitantes. É difícil escolher entre os melhores! Vamos lá?

Morro do Pai Inácio em Palmeiras

O Morro do Pai Inácio fica localizado no município de Palmeiras, no entanto, sua hospedagem pode ser em Lençóis, que fica a aproximadamente 30 km. O Pai Inácio é um dos cartões postais da Chapada, com acesso fácil e subida simples, porém íngreme. Você não precisará de guia para chegar lá, mas precisa escolher um horário não muito movimentado para aproveitar como se deve.

Isso porque durante o pôr do sol há muita procura ao Morro do Pai Inácio, então recomendamos que você chegue cedo e leve uma lanterna para a descida.

Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão

A Cachoeira da Fumaça é presença garantida em todos os roteiros no Vale do Capão, isso porque é a mais famosa da região.

Cachoeira do Buracão em Ibicoara

A Cachoeira do Buracão é uma das atrações mais incríveis de toda a Chapada Diamantina, portanto não poderia faltar nos lugares mais tops!

Ela fica na cidade de Ibicoara, e por causa disso o município normalmente segue de base para a trilha de acesso.

Para a visitação, é obrigatório a contratação de um guia, que orientará você quanto à caminhada de uma hora até o poço, de onde se flutua por um desfiladeiro inundado e se desemboca em uma queda d’água de noventa metros. É uma experiência incrível!

Município de Igatu

Igatu é uma cidadezinha repleta de muros e casas de pedras simpáticas com lembranças do garimpo, ideais para um passeio fotográfico. Além disso, serve de base para ida e volta a diversas atrações, como Poço Encantado e Poço Azul.

Igatu fica a 15 quilômetros de Andaraí e a 20 de Mucugê, então dá pra curtir um bom passeio sem se deslocar por grandes distâncias.

Travessia do Vale do Pati

Se você já acompanha as nossas postagens, conhece bastantes locais no Vale do Pati. Por isso, trouxemos algo novo, até então não contado nos nossos posts.

O Vale do Pati possui cerca de quatorze famílias de moradores, e todas elas sobrevivem do turismo. Antes, a região era famosa pela extração de diamantes e pelo garimpo de café, chegando a ter três mil habitantes.

Portanto, a experiência no Vale do Pati, além de ser realizada no trekking mais bonito do Brasil, é também uma viagem histórica à nossa cultura.

Em sua próxima viagem, não deixe de visitar os principais municípios da Chapada Diamantina. Conheça nossos pacotes e se programe!