Alter do Chão e a Floresta Nacional dos Tapajós são dois verdadeiros paraísos escondidos no coração da Floresta Amazônica. A região está situada no Pará, no coração da Amazônia e, acredite, pode ser o melhor destino atualmente para amantes de trilhas.
Primeiro, dá para conhecer Alter do Chão, com suas praias de água doce, areias douradas e paisagens deslumbrantes atraem visitantes de todo o mundo em busca de aventura e conexão com a natureza.
E se você acha que as maravilhas terminam por aí, prepare-se para descobrir a Floresta Nacional dos Tapajós, um santuário de biodiversidade que abriga trilhas fascinantes e segredos da fauna e flora amazônicas.
Como chegar até Alter do Chão e a Floresta Nacional dos Tapajós
Para explorar as trilhas exuberantes, os visitantes, em geral, chegam via aeroporto de Santarém, que fica a cerca de 38 quilômetros do vilarejo. O ideal é reservar alguns dias para conhecer as praias de água doce, às margens dos principais rios da região.
A Floresta Nacional dos Tapajós é uma Unidade de Conservação criada em 1974, que conta com uma área de área de 527.319 hectares. Para chegar até lá a partir de Alter do chão, o viajante pode optar pelo percurso via aquática (de lancha) ou terrestre. Ambas as opções são bem bacanas de conhecer.
As trilhas são seguras para os turistas?
A segurança é uma preocupação comum para quem se aventura em trilhas desconhecidas, especialmente na densa selva amazônica.
Mas fique tranquilo!
Ainda que as trilhas na Floresta Nacional dos Tapajós são mantidas e monitoradas, garantindo a segurança dos visitantes, há ótimos serviços de guias para garantir um passeio sem dores de cabeça.
Por que contratar um guia?
Há quem encare trilhas nos locais mais inóspitos com um mapa na mão, um bom par de calçados e uma mochila com um bom kit de primeiros-socorros, algumas barras de cereais e água.
No entanto, para a maioria dos turistas, o recomendado é mesmo estar ao lado de um guia que conheça o local. Em primeiro lugar, como já citamos, por causa da segurança. Mas também há uma outro questão: esse profissional conhece peculiaridades que vão tornar a aventura mais rica.
Há segredos na selva, os melhores caminhos e os pontos de interesse, locais onde o pôr do sol pode ser incrível. Caso imprevistos aconteçam, ter um bom guia ao lado é sempre uma boa ideia.
Locais imperdíveis em Alter do Chão e na Floresta Nacional dos Tapajós
Se você está planejando uma viagem para o paraíso amazônico de Alter do Chão e arredores, prepare-se para se surpreender com uma lista de lugares imperdíveis que farão sua experiência ainda mais incrível. Conheça um pouco mais de alguns deles
Praia do Amor: Um Romance com a Natureza
Que tal começar sua jornada em Alter do Chão com uma visita à Praia do Amor? Com suas águas cristalinas e areias douradas, esta praia é o cenário perfeito para relaxar, nadar e desfrutar de um pôr do sol de tirar o fôlego.
Tesouros da Floresta Nacional dos Tapajós
Na Floresta há trilhas desafiadoras, cachoeiras escondidas e uma fauna e flora exuberantes, esta reserva natural é o destino perfeito para os amantes da aventura e da biodiversidade. E com o apoio da Lugarejos, você pode explorar cada canto deste tesouro da Amazônia com confiança e segurança.
Ponta de Pedras: O espetáculo das formações rochosas
Prepare-se para se maravilhar com as formações rochosas impressionantes da Ponta de Pedras. Localizada nas margens do Rio Tapajós, esta área é um verdadeiro espetáculo da natureza, com suas rochas esculpidas pelo tempo e pelas águas
Lago Verde: um oásis de tranquilidade
Finalmente, não deixe de incluir uma visita ao Lago Verde em seu itinerário. Este oásis de tranquilidade é cercado por vegetação exuberante e águas calmas, perfeito para um dia de relaxamento e contemplação.
Saiba mais e faça a melhor viagem!
Fale com os consultores da Lugarejos e conheça pacotes completos para a melhor viagem, com segurança e experiências incríveis. Encontre hospedagens confortáveis, os passeios melhores seguros e roteiros exclusivos.
Tudo isso com guias altamente capacitados e que amam trilhas e trekking em uma das regiões mais bonitas do Brasil!