O Vale do Pati possui o trekking mais bonito do Brasil e o terceiro do mundo, ficando atrás apenas das trilhas de Machu Picchu e dos caminhos de Santiago. Porém, isso quer dizer que todos que forem para lá precisam ter muito preparo físico? Será que pessoas que não são atletas não podem fazer o passeio para esse lugar da Chapada Diamantina? Confira.
Onde está situado o Vale do Pati?
O Vale do Pati fica no centro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que por sua vez está localizado no centro da Bahia. É um local conhecido por suas belezas naturais, principalmente por suas belas cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego.
O que fazer no Vale do Pati?
O Vale do Pati é um local para caminhadas, apreciação da natureza, contemplação de montanhas, planaltos e cachoeiras. É um lugar bastante preservado onde a reina a simplicidade.
Sendo assim, a maioria das pessoas que procuram o Vale do Pati estão em busca de paz e silêncio, de momentos para relaxar e ser feliz em meio à natureza. O conforto não deixa de existir, mas objetivo principal é a reconexão consigo mesmo e o maravilhoso convívio com os nativos e toda sua simplicidade. O que quer dizer que na sua estadia, você terá uma cama confortável, um local para fazer as refeições e tomar banho, pois entendemos que é somente isso que precisamos para apreciar tamanha riqueza.
Quem se dirige ao Vale do Pati geralmente vai lá para caminhar, fazer trekking (atividades por meio de caminhada em trilhas), e isso é inevitável porque tudo que é incrível acaba sendo um pouquinho mais difícil não é verdade? Por exemplo, de um ponto turístico a um local de hospedagem é necessário caminhar alguns quilômetros, e é assim que passamos nossos dias no Vale do Pati.
Os turistas que se deslocam ao Vale do Pati caminham, em média, dez a quinze quilômetros diariamente. Agora, imagine que um bom passeio a esse local precisa de, pelo menos, três dias para se fazer. São, aproximadamente, quarenta quilômetros de passeio!
É preciso muito preparo físico para conhecer o Vale do Pati?
O nível de dificuldade das trilhas do Vale do Pati é de moderado a difícil, independentemente do roteiro que você faça. Como citamos, de dez a quinze quilômetros, em média.
Sendo assim, é importante que a pessoa esteja preparada para caminhar, todos os dias, para onde for. Mas isso não quer dizer que você precisa ser atleta para atravessar o Vale do Pati, já que você precisa estar preparado, e isso inclui preparação mental também. Aliás, principalmente!
Isso quer dizer que você pode, sim, se preparar fisicamente para visitar o Vale do Pati, mas o que importa mesmo é disposição para caminhar e aproveitar tudo o que esse local tem a oferecer. E olha que tem muito!
O Vale do Pati possui tantos atrativos que você vai caminhar o dia todo, vai fazer subidas e descidas, paradas para fotos, apreciações nos mirantes, banhos de cachoeira, pausas para lanche, enfim, o dia será muito bem aproveitado, e ao final do dia a recompensa é gratificante!