Você já ouviu falar em turismo de experiência? Turismo é tudo de bom, não é? E se, de quebra, você puder viver uma experiência inesquecível com a cultura, a culinária, a história do lugar? Leia para saber o que é e por que fazer turismo de experiência.
O que é turismo de experiência?
O turismo de experiência é uma modalidade de viagem cada vez mais em alta entre os viajantes. Acontece quando pessoas optam por conhecer um local, um destino turístico, mas, além de descansar, aproveitam também para descobrir mais sobre a culinária, a gastronomia, a história, enfim, a vida daquele lugar.
Para você entender bem o que é turismo de experiência, tome como exemplo alguns locais onde ele é comumente praticado no Exterior. Por exemplo: a colheita de azeitonas em Portugal ou na Itália, cursos para formação de chefs na França, rotas gastronômicas de Paris, etc.
No Brasil, o turismo de experiência se iniciou no Rio Grande do Sul, por uma iniciativa do Sebrae com o Ministério do Turismo. Se você conhece essa região do sul do país, sabe que é famosa por seus vinhos, pela uva, e a proposta deu tão certo que foi disseminada para todas as regiões brasileiras.
Onde fazer turismo de experiência no Brasil
Já que a iniciativa se espalhou para todos os cantos do país, você pode fazer turismo de experiência não somente no Rio Grande do Sul, mas em vários lugares. Nós daremos diversas sugestões a seguir:
– Vale dos Vinhedos: Serra Gaúcha, tendo como base a cidade de Bento Gonçalves, principalmente.
– Vale do Jequitinhonha: região norte de Minas Gerais, com produção artesanal de peças em cerâmica, couro, madeira e bordado;
– Segredos e temperos da Amazônia: turismo de experiência gastronômico e cultural, tendo foco em Belém e Ilha de Cotijuba;
– Bonito: no Mato Grosso do Sul, com imersão no turismo de aventura. São passeios em meio à natureza, observação de pássaros, cachoeiras, e também degustação da culinária local;
– Vale do Pati, na Chapada Diamantina, Bahia. São trilhas belíssimas em meio a muita natureza, com cachoeiras e paisagens de encher os olhos.
– Costa do Descobrimento: no sul da Bahia, tendo base em Porto Seguro e região. É um passeio bastante diversificado, com história, gastronomia típica, lindas paisagens e esportes aquáticos.
Por que fazer turismo de experiência?
Deu vontade de ir para um desses lugares? Apostamos que sim! Mas, se você ainda não se convenceu sobre o turismo de experiência e acredita que viagens são para descansar, leia um pouco mais e descubra por que fazer turismo de experiência.
Quando você viaja, fica imerso nos costumes daquela região. Pelo tempo determinado, você passará a ser habitante daquela localidade. Então, se fizer turismo de experiência, terá uma percepção mais profunda sobre a vida daquelas pessoas, haverá uma intensa troca cultural.
Com o turismo de experiência, você não tem conhecimento somente das alegrias daquela região, através de seus pontos turísticos, mas conhecerá de verdade o lugar.
E mais: com o turismo de experiência, você aprende de modo divertido. Que modo mais interessante de aprender sobre história, sobre gastronomia? Você estará vendo pessoalmente a arquitetura dos casarões, por exemplo, conhecerá o sabor daquele prato histórico. É algo valioso!
Isso promoverá uma evolução pessoal incrível, porque você irá expandir os seus horizontes e terá novas visões do mundo. Toda a experiência que você trouxe junto à bagagem passará a fazer parte de você, tornando-o uma pessoa diferente.
Para finalizar, com o turismo de experiência é preservada a memória daquele povo, que faz parte da sua história também, como brasileiro. Dessa forma, os costumes dos antigos, sendo praticados pelos turistas (pisa da uva, por exemplo), são passados de geração em geração, de modo divertido e prazeroso.
Não perca mais tempo, defina agora mesmo o seu próximo destino. E aproveite para fazer turismo de experiência!