Skip to main content

O Vale do Pati está entre os seus destinos desejados? Se não, deveria, porque o lugar é encantador e merece a sua atenção! Confira informações sobre o Vale do Pati e o que fazer quando estiver por lá.

Onde fica o Vale do Pati

No centro da Bahia está a Chapada Diamantina. Provavelmente você já ouviu falar dela, certo? E o Vale do Pati fica bem no centro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Portanto, se você for à Chapada, não pode deixar de visitar o Vale do Pati!

Só por isso o Vale do Pati já merece o seu olhar, mas, e se dissermos que ele possui um dos trekkings mais bonitos do Brasil?  Segundo alguns amantes da natureza que já vivenciaram o Vale do Pati, esta experiência está entre as três mais belas do mundo, dividindo o posto com Machu Picchu e os Caminhos de Santiago.

O que fazer no Vale do Pati?

Pronto, agora que já aguçamos a sua curiosidade, vamos falar muito mais sobre o Vale do Pati, para você incluir o destino em suas próximas viagens. Reserve pelo menos três dias de passeio para o passeio, ok?

Lá não há sinal de internet, TV e celular, portanto é desnecessário dizer que, na aventura que nos espera, não há hotéis ou pousadas próximas. Ou, pelo menos, não há hospedagens como as que encontramos em centros urbanos ou outros destinos com mais infraestrutura. Mas será que tudo isso vale a pena?

Sem dúvida! Agora você vai saber o que fazer no Vale do Pati, e vai comprovar o que estamos falando.

Mirante do Pati

Você pode iniciar a trilha para o Mirante por dois locais, a primeira opção seria por Guiné e a segunda opção seria pela trilha partindo do Vale do Capão, a diferença entre as duas é a distância e tempo de caminhada, que certamente valerão a pena pois uma grande recompensa te espera no final: o Mirante do Pati. O caminho até lá já encanta, passando pelas Gerais do Rio Preto e do Vieira, e do mirante você vai alcançar a vista até os morros do Castelo, Branco e do Sobradinho.

Gerais do Vieira e do Rio Preto

Como citamos, para chegar ao Mirante do Pati você vai passar pelas Gerais do Vieira. É uma trilha de seis quilômetros de duração, com visualização de serras, montanhas e paredões.

Continuando a trilha, após apenas cem metros você chegará às Gerais do Rio Preto. Lá tem uma opção de parada no caminho ao Mirante do Pati, isto é, um córrego para você se banhar e desfrutar da natureza.

Morro e Gruta do Castelo

Quer mais uma paisagem belíssima, com mirante para contemplação? Então é hora de citar o Morro e a Gruta Castelo. Porém, para chegar lá você vai ter um esforço a mais, além das longas caminhadas, porque o percurso íngreme contém muitas subidas e descidas.
Próximo ao topo, nos deparamos com uma gruta com cerca de 150 metros de comprimento e um silêncio único, nesse momento pedimos aos nossos trilheiros que possam fazer o mínimo de ruídos para ouvir a natureza através da calmaria absoluta, a experiência de paz é única.

Não é um caminho muito fácil de fazer, mas, se você tiver cuidado e atenção, depois vai perceber que foi compensador.

Cachoeirão

Está animado para ir ao Vale do Pati? E se nós dissermos que você ainda não chegou, virtualmente, ao lugar mais lindo de lá? Agora vamos falar do Cachoeirão.

É um dos locais mais procurados pelos turistas, porque enche os olhos com lindas vistas da natureza, de cânions e de vales. O Cachoeirão tem aproximadamente trezentos metros de queda, uma das maiores cachoeiras do Vale, e com certeza encanta os olhos dos apaixonados por trilhas em meio ao verde.

Igrejinha do Vale do Pati

Ainda há muito o que falar sobre o Vale do Pati, com seus morros e cachoeiras que convidam à contemplação, mas, para não nos estendermos muito na explanação, vamos encerrar falando sobre a Igrejinha do Vale do Pati.

Sim, no Vale do Pati há uma igrejinha que foi transformada em hospedagem. É um excelente ponto de descanso entre uma trilha e outra, com boa infraestrutura. Aproveite para conhecer a culinária local também!

O Vale do Pati é encantador, você deve conhecê-lo!