O Vale do Pati, frequentemente explorado em nossas publicações, fica na Chapada Diamantina. Mas você sabe onde está situada a Chapada Diamantina? É o nosso tema de hoje, acompanhe para descobrir tudo sobre esse lugar incrível, o paraíso baiano.
Chapada Diamantina, Bahia, Brasil
A Chapada Diamantina se localizada na Bahia, bem no centro desse Estado, em uma região de serras chamada Sertão. Ela é uma espécie de ilha verde que pode ser aproveitada durante todo o ano, pois suas características são temperatura agradável e chuva não exagerada.
Na Chapada Diamantina, há duas “estações” bem definidas: a quente e úmida, que vai de novembro a abril, e a seca e fresca, de maio a outubro.
Os municípios da Chapada Diamantina
Muito se fala no Vale do Pati, mas a Chapada Diamantina é composta por 24 municípios, sendo que a porta de entrada dos turistas é Lençóis e também Mucugê. Quem vem de Salvador leva por volta de seis horas para chegar de carro até Lençóis (426 km) e quem vem de Vitória da Conquista leva em torno de 4 horas para chegar até Mucugê (263 km), mas são comuns voos partindo de diversos lugares do Estado e do país.
Aeroporto está fechado desde o início da pandemia
Os municípios que mais recebem turistas na Chapada Diamantina, além de Lençóis, são Mucugê, Ibicoara, Palmeiras, Andaraí e Igatu.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina
O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem 1520 quilômetros quadrados. Seus limites são, ao Norte, a Cachoeira do Buracão, e, ao Sul, o Morro do Pai Inácio, em Palmeiras.
É o local mais procurado pelos turistas dessa região baiana, pois é um local de muita grandeza, principalmente pelos seus atrativos naturais de encher os olhos. Sendo assim, atrai não somente trilheiros e apaixonados por aventura, mas também pessoas que procuram descanso e aquelas que querem apreciar cidades históricas.
Ideal para se encontrar em meio a natureza
Recomendamos que você vá para a Chapada Diamantina no estilo mochileiro, isto é, que não se prenda a um local para hospedagem e desfrute do caminho!
Sim, isso quer dizer que você, de acordo com o que pensamos ser o melhor, deve parar em um lugar e ficar o tempo que quiser, aproveitando tudo o que ele tem a oferecer.
Se você não faz esse estilo, sugerimos contratar um pacote em uma agência de viagens, pois eles poderão montar roteiros para você conhecer bem a região, com todo conforto e planejamento.
O que levar na mala?
Sendo trilheiro, apaixonado por cidades históricas ou apenas com o intuito de descansar, recomendamos que o turista que visitar a Chapada Diamantina prepare uma mala que contenha, entre outros, esses itens:
– tênis confortável, bota de caminhada ou de trilha, dependendo do seu objetivo de viagem;
– peças de roupa com proteção UV, para caminhadas;
– óculos escuros e proteção para cabeça, para caminhadas (boné ou chapéu);
– protetor solar e repelente de insetos;
– capa de chuva, principalmente se você for visitar a região na época chuvosa;
– mochila para hidratação ou, pelo menos, diversas garrafas de água, se você curte trekking;
– lanterna, para trilheiros, caso você se perca na mata e fique escuro;
– dinheiro em espécie, pois o acesso a bancos pode ser limitado, dependendo da região em que você estiver na Chapada Diamantina;
– máquina fotográfica para registrar tudo!
Para finalizar, sugerimos que você se programe com antecedência para contratar uma agência especializada, especialmente se for visitar o Vale do Pati, o que recomendamos fortemente, porque além de levar você para lugares incríveis de forma segura, pode montar seu roteiro personalizado com alimentação e hospedagens inclusas no pacote.