Skip to main content

O Vale do Pati, na Chapada Diamantina, é um dos destinos que você deve incluir nas suas próximas viagens, e um dos fatores pelos quais você pode iniciar é a hospedagem. Onde se hospedar no Vale do Pati? Confira!

Quantos dias você deve ficar no Vale do Pati?

É possível fazer um roteiro para ir e voltar no mesmo dia, nas trilhas exuberantes do Vale do Pati. Contudo, isso não é recomendável, pois são muitas maravilhas a serem vistas. O ideal é que você aprecie tudo com calma, que possa contemplar sem pressa as paisagens.

Sendo assim, sugerimos que você se programe para passar de três a cinco dias no Vale do Pati, assim poderá usufruir muito bem dos roteiros mais comuns praticados por lá. É aí que fica a pergunta: onde se hospedar no Vale do Pati?

Onde se hospedar no Vale do Pati

O Vale do Pati está situado em uma região bastante remota da Chapada Diamantina, onde não há sinal de internet e muito menos de celular. Lá vivem algumas famílias, pouco mais de dez, e nós indicamos que você se hospede na casa desses nativos.

Essas pessoas estão preparadas para atender muito bem o turista que deseja se hospedar em suas casas, fazer suas refeições, tomar banho e descansar. Tudo é muito simples, rústico, como o local pede, mas há cama confortável e comida quente e saborosa.

Se a comida é quente, o mesmo não se pode dizer do banho. Infelizmente, as casas dos nativos do Vale do Pati não contam com água quente, já que a energia é limitada, muitas vezes vinda de placas solares. Todavia, a experiência de tomar um banho gelado é quase a mesma de se banhar na cachoeira, afinal a água é a mesma rsrs, se não há energia para um banho quente, há para carregar o celular.

Casas mais comuns da região

Como citamos, são pouco mais de dez casas de moradores para os turistas se hospedarem enquanto estiverem no Vale do Pati. Qual delas escolher?

Bom, você terá uma excelente oportunidade de turismo de experiência ao se hospedar em qualquer casa de nativo na região, mas algumas são mais famosas. Temos a do seu Wilson, a da dona Raquel, a Prefeitura (onde antes funcionava esse estabelecimento), a Igrejinha (mesmo caso), a da dona Leia, e a do seu Aguinaldo e Miguel.

A reserva dessas hospedagens geralmente é feita pelo guia que você contratou para fazer o roteiro, e não por telefone, como você faria para reservar um hotel. Se você fizer o percurso por conta própria, não com um guia, ficará bastante difícil contar com a hospedagem, caso procure a casa sem ter uma reserva.

Como mencionamos, as hospedagens no Vale do Pati são simples, então o preço da hospedagem não é exorbitante: com um investimento bem razoável você pode contar com uma cama confortável, jantar e café da manhã, tudo saboroso demais.

Agora você deve estar se perguntando: há quartos suficientes para todos os hóspedes terem privacidade, ou é preciso dividir o cômodo com outros viajantes? E se eu quiser praticar camping, é possível?

Vamos às respostas!

Sim, algumas casas no Vale do Pati aceitam camping, mas não todas. Sendo assim, você deve informar a sua preferência a agência contratada, para ela providenciar a sua modalidade de hospedagem escolhida.

Quanto à privacidade, é possível optar por quarto de casal, se vocês não quiserem dividir a hospedagem com outros hóspedes, mas a maioria das residências oferece quartos coletivos, isto é, onde há diversas camas no mesmo cômodo. Mas veja pelo lado positivo! No turismo de experiência, dividir o espaço com outras pessoas é bastante válido.

Ficou mais interessado em viajar para o Vale do Pati? Deveria, pois é algo de que você vai se lembrar sempre com muito carinho!