Skip to main content

Experiências turísticas inesquecíveis requerem uma dose de espontaneidade. Contudo, é preciso também algum conhecimento para não cair em furadas. Por isso, planejar bem quando ir aos Lençóis Maranhenses é fundamental para curtir a viagem com mais qualidade.

Qualquer destino, é claro, tem as suas particularidades. Mas no caso dos Lençóis Maranhenses é ainda mais importante entender o que acontece em cada época do ano e o período de chuvas interfere de forma direta na experiência de viagem.

Vamos entender melhor? A Lugarejos te ajuda!

 

O QUE SÃO OS LENÇÓIS MARANHENSES?

Essa é uma área que ocupa boa parte do litoral do litoral do Maranhão. O ponto mais conhecido é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com 155 mil hectares. Entre as paisagens estão dunas que atingem até 40 metros de altura, o Rio Preguiças e uma variedade enorme de praias e lagoas com água doce e cristalina.

Ao entender esse cenário, fica mais fácil compreender por que é tão importante saber quando visitar os Lençóis Maranhenses. Explicando melhor, o regime de chuvas tem um impacto direto na paisagem, e isso pode fazer toda a diferença para o turista.

AFINAL, QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR OS LENÇÓIS MARANHENSES?

A resposta é: nos meses em que as lagoas tendem a estar mais cheias e, de preferência, que o turista possa desfrutar de dias ensolarados. Vamos ser mais precisos? 

No período final do ano, de outubro até dezembro, muitas das milhares de lagoas tendem a estar mais vazias. 

De janeiro a março as chuvas são mais frequentes. Por ter incidência direta da Amazônia é uma época não recomendada. A partir de Abril as chuvas começam a diminuir e já é possível realizar passeios.

Quando começa maio, o período de precipitações começa a arrefecer, ao mesmo tempo em que as lagoas estão mais cheias. As paisagens estão mais bonitas, mas há ainda a possibilidade de dias chuvosos.

Se você puder escolher, os melhores meses para conhecer os Lençóis Maranhenses são maio (de preferência na segunda quinzena) a agosto . Nessa época os dias são quentes, a paisagem é espetacular e a experiência é a mais completa.

E SE VOCÊ NÃO PUDER IR NOS MESES IDEAIS?

Veja bem, estamos falando de meses ideias, e não de únicos meses para fazer a visita ao Parque dos Lençóis Maranhenses. Mesmo fora da alta temporada local, o turista encontra boa hospedagem, comida de qualidade e bons passeios.

Por exemplo, as praias de Caburé e Atins são lindíssimas o ano todo. Contemplar as dunas, mesmo sem que as lagoas estejam mais cheias, é uma experiência para guardar durante a vida toda. 

Mesmo nos meses mais secos, há lagoas maiores que podem ser visitadas, em especial na região de Santo Amaro e Barreirinhas. Além disso, em períodos de baixa temporada, os preços podem ser bastante atrativos.

Viajar também inclui conhecer e trocar cultura com a população local. Você certamente vai ser bem recebido, não importa a data da viagem. Faça chuva ou faça sol, viajar é bom demais!

Um último detalhe é que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está aberto para visitação o ano inteiro, de segunda a segunda, das 8h às 18h.