Skip to main content

Você sabe, nós aqui da Lugarejos somos apaixonados por longas caminhadas em paisagens exuberantes. Por isso, não poderia faltar no nosso blog um passo a passo em um dos lugares mais belos do Brasil, os Lençóis Maranhenses.

Se você também é do time do trekking, vem com a gente nessa caminhada. Aqui você vai encontrar as principais dicas para não entrar em ciladas na sua viagem e fazer com que o passeio renda ao máximo.

Bora lá? 

Por que escolher os Lençóis Maranhenses para praticar o trekking? 

Ah, essa é fácil! Você já viu algo tão deslumbrante quanto as dunas intermináveis se encontrando com lagoas cristalinas? É como encontrar verdadeiros oásis no meio do deserto! 

Os Lençóis oferecem paisagens e aventuras únicas. Quer desafiar seus limites enquanto se maravilha com paisagens de tirar o fôlego? Quer sentir a brisa fresca enquanto caminha por dunas infinitas? Não perca tempo, venha conosco desvendar os segredos deste paraíso natural! 

Entendendo o terreno

Os Lençóis Maranhenses são compostos de campos de dunas eólicos costeiros, mas o que é isso? Bom, em termos mais leigos, os ventos costeiros “forçam” a areia a formar dunas. Ou seja, esteja preparado para longas caminhadas e solo arenoso.

A paisagem é dividida em um estoque de areia junto ao mar, uma área de erosão onde é formada a vegetação e o campo de dunas em si, na parte mais interna do continente, conhecido como estoque final.

Como em qualquer trekking, escolha um calçado confortável- recomendamos duas opções: sapatilha de beach tennis e meia de neoprene (aquelas de corrida), e prepare-se para enfrentar diferentes tipos de terrenos. 

Na mochila não pode faltar água para a hidratação, um bom protetor solar e uma toalha para se secar após mergulhar nas belas lagoas que inevitavelmente você vai encontrar.

Mais dicas sobre a viagem

De onde partir para o trekking nos Lençóis Maranhenses?

Aqui, é necessário entender o local. Os Lençóis Maranhenses são um grande parque de preservação no litoral do Maranhão. Em geral, o pessoal chega até lá via aeroporto de São Luiz e, depois, via terrestre pela BR-402.

As viagens de vans e ônibus não são muito confortáveis e são demoradas, pois são linhas que acabam parando em várias cidades ao longo do caminho.

Por este motivo, os roteiros da Lugarejos são completos e incluem os traslados de São Luís a Barreirinhas e Santo Amaro a São Luís, além de hospedagens em São Luís, Barreirinhas.

Elas são uma espécie de porta de entrada para o Parque e é de lá que as caminhadas começam.  

Uma dica: não deixe de conhecer a gastronomia nos restaurantes locais e bater papo com o pessoal das cidades. Em geral, há muita hospitalidade e uma boa troca de experiências esperando por você.

Há agências especializadas em trekking?

Há sim, e não é difícil encontrar, já que a economia local gira em torno do turismo. As agências oferecem o traslado da cidade até algum dos vários pontos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que favorecem o trekking. 

Nós da Lugarejos estamos prontos para te atender e proporcionar a melhor experiência de trekking nos Lençóis Maranhenses. Entre em contato conosco agora mesmo, clicando aqui.

Locais imperdíveis para o trekking nos Lençóis Maranhenses

Descobrir os locais imperdíveis nos Lençóis Maranhenses para praticar trekking é como abrir um baú dos tesouros de aventuras! 

A queimada dos Britos é um oásis, uma vila de moradores com vegetação em meio ao parque. Nesta vilas dormimos em redários e nos alimentamos durante o trekking. Outros oásis onde pernoitamos: Baixa Grande e Patacas.